segunda-feira, 27 de julho de 2015

DROP # 10/10 - INTERDEPENDÊNCIA

DROP #10 - Como podemos viver melhor com nosso semelhante e aproveitarmos o melhor do mundo?

A resposta seria uma das sentenças do DROP anterior: estar uno com toda as coisas. Parece uma coisa absurda, metafísica, impossível. Mas não é. Passa pela compreensão da INTERDEPENDÊNCIA. Ou seja, compreender que tudo está ligado e que uma coisa depende direta ou indiretamente de outra, ou de todas as outras, para existir.

Veja bem. Tudo que existe hoje sempre existiu e, possivelmente, sempre vá existir. De formas diferentes, mas o mesmo conteúdo. Isso porque todos os elementos que existiam na criação do nosso planeta, continuam existindo. Em nível molecular, a única coisa diferente entre nós, as pedras ou as plantas, é a forma como nossas moléculas são organizadas. No mais, tudo é feito das mesmas coisas. Isso quer dizer que tudo que conhecemos veio de um mesmo ponto. A nossa natureza original é a mesma. E tudo tende a seguir para o mesmo ponto. Para a felicidade, para a salvação, para o bem, para a iluminação, para sei lá mais o quê...

Em resumo, somos um com o todo. Ao criarmos motivos para a separação, nos deparamos com as intolerâncias. Cada um quer saber apenas de si, de sua família, de seu time de futebol, de sua religião, de sua classe social. Com isso, perdemos valores fundamentais para a criação de um ambiente em que seja possível desenvolver nossos potenciais. Minamos nossas relações e deixamos de lado a generosidade, a gratidão, a gentileza, o respeito, o altruísmo.

Não estamos falando de fazer votos de pobreza, subserviência, obediência cega, nem de se anular e se apagar como indivíduo.Mas de se perceber como indivíduo que pertence a um conjunto mais amplo, fazendo parte uma grande engrenagem.

Em níveis menores do que o imenso universo, podemos pensar em nossa família, nosso trabalho, nossa comunidade. E podemos levar essa compreensão da interdependência para todas as áreas da nossa vida. É possível cuidar da carreira profissional, da vida financeira e das relações sociais mantendo o respeito por si mesmo e pelo outro, e até ajudando o outro a crescer enquanto você também cresce.

Continue conosco. Vamos continuar falando sobre desenvolvimento humano, sucesso e prosperidade.

Também disponível na página Praxi, no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário