segunda-feira, 27 de julho de 2015

DROP #4/10 - AS INTERFACES DAS DIMENSÕES HUMANAS

DROP #4 - As dimensões humanas são interativas. Seja internamente, em cada pessoa, seja externamente, nos grupamentos dos quais participo, elas não são blocos isolados de comportamentos, ideias ou características. As minhas dimensões humanas dialogam entre si da mesma forma que interagem com as dimensões humanas dos outros. Vez por outra, a forma como interajo com o meio ambiente, por exemplo, pode influenciar uma ou outra pessoa. Igualmente, posso ser influenciado por alguém.

Quando se trata do "EU", perceba que ao mudar um determinado comportamento, isso funciona como um gatilho para a mudança de algum ou alguns outros comportamentos. Exatamente porque está tudo conectado.

Pense na seguinte situação: você percebeu que suas roupas estão um pouco mais justas e resolver vai passar a caminhar todos os dias para perder alguns quilinhos (dimensão física); para isso, você precisa organizar um pouco melhor o seu tempo e talvez decidir, em casa, quem busca as crianças na escola, ou seja, precisa envolver sua família (dimensão social); Você define que o local das caminhadas será um calçadão à beira da praia, um parque ou outro lugar qualquer (dimensão ambiental); a prática da caminhada, como acontece com as atividades físicas de um modo geral, promovem uma sensação de bem estar que te impulsionam a continuar praticando, aumentando sua autoestima (dimensão mental/espiritual) e te trazendo, possivelmente, os resultados esperados na balança.

E como uma coisa puxa outra, em algum tempo, outros comportamentos, ou HÁBITOS, começam a mudar.

No próximo DROP: Quando um comportamento torna-se um hábito?

Também disponível na página Praxi, no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário