segunda-feira, 27 de julho de 2015

DROP #3/10 - DIMENSÕES HUMANAS DA SUSTENTABILIDADE (parte II)

DROP #3 - Vamos dividir as Dimensões Humanas em dois grupos. Em um grupo vamos reunir as que dizem respeito ao "EU", a dimensão física e a dimensão mental/espiritual; num outro grupo vamos reunir a dimensão social e a dimensão ambiental, que envolvem o "OUTRO".

A percepção de nós mesmos, às vezes é deturpada por nossos mecanismos de defesa, que envolvem negação, arrogância, "desculpas verdadeiras" e tantos outros. Isso é avaliação mental/espiritual. Cabem aqui perguntas como: sou uma pessoa concentrada ou focada?; tenho confiança, fé, força de vontade?; do ponto de vista físico, podemos avaliar como está nossa saúde, nossa aparência e ver o que temos feito para garantir nossa integridade: como é minha alimentação?; qual foi a última vez que fui ao médico fazer um check up?

Ao falarmos das dimensões social e ambiental, nos deparamos com o outro na sua expressão máxima, pois o outro se manifesta em tudo que está além da fronteira da nossa pele. O outro pode ser uma pessoa, um animal, um móvel, uma planta, uma praça. Como você tem se relacionado com cada um desses entes que, a todo tempo, se apresentam para uma interação?

No próximo DROP: As dimensões humanas são interativas. Seja internamente, em cada pessoa, seja externamente, nos grupamentos dos quais participo, ...

Também disponível na página Praxi, no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário