segunda-feira, 27 de julho de 2015

DROP #5/10 - HÁBITOS

DROP #5 - Já percebeu que algumas coisas que fazemos são tão automáticas que às vezes nem percebemos que as estamos fazendo? É porque já se tornaram HÁBITOS. Alguns desses comportamentos "cristalizados" são considerados bênçãos e outros, maldição. O fato é que todos temos hábitos bons e hábitos que podem ou precisam ser ajustados. O bom disso tudo é saber que esse ajuste é possível. A neurociência garante.

Para isso é preciso compreender que um hábito se forma quando uma ação, num determinado contexto, se repete tanto a ponto de ocorrer automaticamente. Daí algumas pessoas dizerem que não sabem por que se comportam de uma tal forma, mesmo não gostando de se comportar daquele jeito. Quando é assim, percebe-se que falta autoconhecimento, atenção e disciplina. Mas isso é assunto para mais adiante...

O hábito tem uma estrutura que podemos comparar com uma prova de atletismo numa pista de corrida: ao ouvir o disparo, o atleta começa a agir de acordo com o seu treinamento, a fim de cruzar a linha de chegada e ser vitorioso. No caso do hábito, também ocorre um DISPARO, algo que põe a pessoa dentro de um contexto. A partir daí, o hábito segue por um caminho de condicionamentos ou COMPORTAMENTOS PADRÃO, proporcionando alguma SATISFAÇÃO.

No próximo DROP: Eu nasci assim, eu cresci assim. Vou ser sempre assim? (Gabriela)

Também disponível na página Praxi, no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário