segunda-feira, 27 de julho de 2015

DROP #8/10 - QUEM SOMOS E COMO AGIMOS

DROP #8 - No drop anterior: quando estamos "ausentes" nem percebemos quem somos nem percebemos como agimos.

Nos dias de hoje, estamos tão (ciber)presentes que acabamos por nos tornar distantes de nós mesmos. A necessidade de estar conectado o tempo todo e a enxurrada de informação que cai sobre nós faz com que precisemos cada vez mais de tempo disponível para o celular, o computador, o tablet. E, curiosamente, sentimos uma necessidade urgente de sermos requisitados, procurados. Se o celular não toca, se o whatsapp não apita, se a foto postada no Facebook ou Instagram não recebe uma curtida, se ninguém compartilha o que postamos ou se nem mesmo recebemos uma cutucada, é como se nossa existência fosse simplesmente desconsiderada.

Para chamar a atenção alheia e para nos sentirmos inseridos em algum contexto social ou (ciber)social, continuamos a fazer inúmeros esforços: publicamos fotos de um jantar romântico, de uma viagem, do presente de aniversário, do carro novo, da roupa nova. Sempre querendo chamar atenção. Sempre querendo preencher um espaço que parece nunca ser preenchido. De fato, dificilmente será. Talvez nunca seja preenchido. Pelo menos não enquanto buscarmos esse preenchimento da alma em coisas externas.

Se estamos tristes, desmotivados, cansados, irritados ou entediados, não será comprando algo novo que resolveremos esse problema. Porque o celular novo que hoje nos deixa empolgados, em uma semana não será mais novidade. Será preciso um outro brinquedinho para trazer de volta aquela sensação boa. E depois de mais algum tempo, precisaremos de uma outra coisa. E sempre precisaremos de outra, e outra, e outra coisa. Tudo isso porque sabemos pouco sobre nós. Desconhecemos onde estão ou quais são, dentro de nós, os mecanismos da satisfação, da autoestima e da motivação.

Quando conhecemos a nós mesmos, somos capazes de conduzir nosso destino. Somos capazes de entender que nem tudo que se aplica às pessoas com quem convivemos é bom para nossa vida. Porque somos diferentes. E só o autoconhecimento pode proporcionar esse entendimento.

Também disponível na página Praxi, no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário