segunda-feira, 27 de julho de 2015

DROP #7/10 - A ESTRUTURA DO HÁBITO.


DROP #7 - Por que mudar? Conforme foi dito anteriormente, "nossas ações devem fazer bem para nós e não devem trazer problemas para ninguém. Se alguma dessas duas situações não pode ser observada, algo precisa ser feito."

Não estamos sugerindo que você seja aquela pessoa certinha, chatinha, que fica o tempo todo se culpando e corrigindo todo mundo à sua volta. A proposta é que, de fato, você perceba o que não faz bem para você e para aqueles que o cercam. E se pretender mudar alguma coisa, descubra uma boa motivação para isso acontecer. Quando queremos verdadeiramente algo, é mais fácil fazermos certos sacrifícios para alcançarmos nosso objetivo. Ou seja, a mudança tem que ser algo que você queira e que faça sentido para você.

Compreendendo que o hábito tem uma estrutura de DISPARO - COMPORTAMENTO PADRÃO - SATISFAÇÃO, proponho um exercício: pense num hábito seu que você acredite que possa ser trabalhado e tente reconhecer esses três elementos. Pode ser que, de imediato, você não identifique o disparo, ou o comportamento padrão e nem perceba que tenha satisfação. Mas, garanto que com um pouco de observação, você começará a perceber a estrutura dos seus hábitos.

Suponhamos que à noite, quando você fica sozinho, você ataca a geladeira e vai dormir. Talvez isso te faça dormir mal e acordar pior ainda. Por consequência, pode ser que seus dias tenham sido pouco produtivos e pode ser que você ainda tenha ganhado alguns quilos. O que faz mais sentido? Manter essa situação e continuar a ter noites mal dormidas, baixa produtividade e menos roupas que lhe caibam, ou dormir bem, acordar bem disposto e manter o peso e a saúde equilibrados?

Convém lembrar que não é necessário deixar de ser você e tentar se transformar numa outra pessoa de um dia para o outro. É comum uma pequena mudança produzir uma reverberação em várias áreas das nossas vidas. Então, quer mudar? Vá aos poucos.

Qual é o disparo do seu hábito? No nosso exemplo era ficar sozinho à noite. Isso quase sempre faz as pessoas irem dormir tarde. Mude o disparo. Durma mais cedo. Não consegue? Mude o comportamento padrão. Não coma aquele bolo de chocolate, com recheio de chocolate e cobertura de chocolate. Coma algo mais leve e saudável. Sim, o chocolate é um alimento conhecido por estimular a produção de serotonina, hormônio que produz aquela sensação de satisfação. Mas também as atividades físicas auxiliam na produção não só na produção da serotonina mas também da endorfina. O que ajuda não só a diminuir o estress, controlar a temperatura corporal e o apetite, mas também melhora a memória, a concentração, o bom humor, entre tantos outros benefícios.

Se você se viu nesse exemplo, já tem motivos para pensar em ajustar um pouco seus hábitos e ter uma vida mais saudável. Se o exemplo não te contemplou, você pode começar a prestar um pouco mais de atenção em si mesmo. Quando estamos "ausentes" nem percebemos quem somos nem percebemos como agimos. Mas isso é papo para o próximo DROP.

Também disponível na página Praxi, no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário